Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Gerenciamento de projetos » Gerenciamento de comunicações em projetos » Uma solução interessante para comunicação em projetos internacionais

Uma solução interessante para comunicação em projetos internacionais

Uma solução interessante para comunicação em projetos internacionais

Qualquer um que, como eu, já trabalhou em projetos internacionais sabe que algumas barreiras são inevitáveis e de difícil transposição. As barreiras mais óbvias são a língua e a cultura. Experimente falar Inglês com um japonês ou um indiano. Rapidamente você percebe que a língua que eles estão falando tem alguma semelhança com Inglês (Mas definitivamente não é inglês). É mais ou menos como um brasileiro falando “Portunhol”. Existe certa semelhança com o idioma de Castela. Mas não é Espanhol nem aqui nem na China.

O outro problema básico tem a ver com a cultura. Todos nós temos uma estrutura mental “formatada” pela nossa cultura. Experimente chegar atrasado numa reunião com um alemão para ver como ele reage. Sente de perna cruzada ao lado de um árabe, mostrando a sola do seu sapato para ele. Veja qual será a reação dele. Experimente fazer negócios com chineses sem “Guanxi”: não vai dar certo. “Guanxi” é um conceito relacionado com o estabelecimento de relações de cooperação mútua na cultura chinesa. É um ingrediente essencial para fazer negócio com chineses.

O Brasil está cada vez mais inserido na arena internacional. Por isso a necessidade de se expressar bem em língua estrangeira com outras pessoas em situações de negócio é essencial. Pensando nisso o Berlitz Centro de Idiomas lançou um produto interessante. Em dezembro de 2010 fui convidado para uma aula teste desse novo produto que essa empresa está colocando no mercado. É um programa chamado Berlitz Business Communication Skills que se destina a ensinar e treinar as pessoas a se comunicarem em situações de negócios internacionais. O treinamento inclui dois níveis (Básico e avançado) e lida com quatro pontos:

  • Participação em reuniões de negócio
  • Apresentações de negócios
  • Negociações
  • Liderança & Coaching

O programa exige que o participante tenha um grau mínimo de proficiência na língua escolhida (A aula que assisti foi em Inglês. Desconheço se o programa tem versões em outros idiomas). O programa não oferece aulas de línguas. Oferece capacitação para que a pessoa possa dirigir reuniões, fazer apresentações, negociações e liderar equipes multinacionais na língua estrangeira que ela já domina.

É bastante comum que alunos meus, que são gerentes ou diretores de empresas multinacionais, perguntem sobre como aprender a se comunicar em Inglês em situações de negócio envolvendo outras culturas. Esse programa da Berlitz preenche essa necessidade. No final de 2010, a Berlitz estava presente em cerca de 70 países e atuante no mercado há 130 anos. Poucas empresas de idiomas podem apresentar um currículo semelhante a esse em termos de serviços relacionados com idiomas e em serviços “cross cultural”. Se você está lidando com projetos internacionais, talvez seja uma boa idéia obter informações sobre esse novo produto de capacitação.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: