Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Uncategorized » Chimamanda Adichie – O que ela tem a ver com negócios e projetos?

Chimamanda Adichie – O que ela tem a ver com negócios e projetos?

Chimamanda Adichie – Uma das melhores palestras que já assiti! Mas o que ela tem a ver com negócios e projetos?

Por Alvaro Camargo, PMP

Chimamanda Adichie é um escritora nigeriana. Confesso que nunca li nenhum romance dela. Mas a palestra dela, que reproduzo no meu blog é algo comovente. Ela explica de maneira brilhante como surgem os preconceitos e porque os preconceitos são prejudiciais.

Do ponto de vista humano e social, a palestra dela é sublime. Recomendo que todos vejam o vídeo a seguir. Se seguirmos os conselhos dela, certamente faremos do mundo um lugar melhor para viver.

E do ponto de vista de negócios? Será que Chimamada nos diz alguma coisa? Certamente que sim. O problema do preconceito é algo que prejudica não apenas pessoas e povos. Prejudica também a execução de projetos empresariais e de governo.

Recentemente dei aulas para uma turma mista de dois bancos. Um desses bancos havia comprado o outro. Essa turma estava fortemente influenciada pelo projeto de incorporação que estavam sofrendo. Aparentemente não foi feito um plano de gestão do projeto de incorporação do banco comprado na estrutura do banco comprador. E a equipe do time comprado tinha forte preconceito com o time do banco comprador (e vice-versa).

Pude perceber que esses profissionais tinham apenas uma visão limitada do processo de incorporação em curso em função do preconceito que as equipes nutriam mutuamente entre os dois bancos envolvidos (O Banco X é ruim. O Banco Y é que é bom!). Tenho certeza de que isso dificultou esse projeto. Se a direção do Banco comprador tivesse feito um plano decente de gestão do projeto de incorporação, incluindo nesse plano um bom plano auxiliar de gestão de stakeholders, certamente essas pessoas não teriam essa visão preconceituosa do outro banco com o qual tinham que lidar.

Quando falamos de projetos sociais e de governo, Chimamanda também tem algo a nos ensinar. Projetos sociais ou empreendidos por governos, feito com base em um unica visão (ou história única como Chimamanda prefere falar), resultam em projetos equivocados.  Exemplos disso não faltam no Brasil. O Brasil de hoje é pródigo em projetos mal feitos de ajuda às pessoas de baixa renda. O Governo Federal, em especial, é bastante habilidoso nisso. Desenvolve programas e projetos feitos com base na suposta incapacidade das pessoas de se tornarem autônomas. São programas que apenas distribuem dinheiro na suposição de que as pessoas pobres são incapazes e não podem se virar sem ajuda do Estado.  Nada contra fazer distribuição de renda. É salutar e é um dever de todos nós exigirmos uma nação mais justa. Mas devemos fazer isso na suposição de que as pessoas podem (e devem) tomar conta de si mesmas. Em outras palavras: devemos ensinar as pessoas a pescar e não apenas dar o peixe.

Veja a palestra de Chimamanda. Só tenho elogios a fazer para ela.

Nota: a palestra aqui mostrada está em Inglês e sem legendas em Português. Para ver uma versão legendada, acesse:

http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html


3 Comentários

  1. Alvaro.

    Assisti ao vídeo e gostei muito.

    A sua abordagem sobre a visão limitada dos profissionais é muito propícia. O compartilhamento e principalmente a “compreensão” das informações dentro de uma organização é fundamental.
    A divulgação das informações (comunicados, metas, etc. de uma forma “compreensível”) deve partir da alta direção da empresa. Porém, a eficácia da comunicação depende de todos.

    Na semana passada recebi um e-mail de um colega sobre um vídeo no TED.
    Acabei encontrando outros vídeos bastante interessantes também.

    Um abraço e sucesso.

  2. alvarocamargo disse:

    Ricardo, obrigado pelos elogios. Desejo sucesso para você também. Alvaro Camargo.

  3. Prof, assisti ao vídeo, muito interessante!

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: