Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Livros publicados por Alvaro Camargo

Livros publicados por Alvaro Camargo

Gerenciamento de Projetos em Tirinhas: especialistas comentam a rotina de Rosalina, a Gerente de Projetos

Escrito pelo Professor e consultor Alonso Soler, este livro foi lançado em 12 de outubo de 2015. O livro é mais uma contribuição aberta ao ensino de gerenciamento de projetos, que conta com 384 comentários de 93 profissionais de destaque na área de projetos, em 131 tirinhas. Álvaro Camargo contribui com as tirinhas 11, 13, 15, 27, 56 e 57. O livro está disponível em livrarias de todo o Brasil.

Manual de Projetos: Infraestrutura e Engenharia

Manual de Projetos de Infraestrutura e Engenharia

Lançado em 2014, o livro é um manual completo com cerca de 500 páginas, que abrange todos os aspectos relacionados com o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e engenharia. O foco predominante do livro é a visão das empresas contratadas para construir projetos. A obra foi pensada para uso prático no dia-a-dia dos projetos, evitando a complexidade dos textos acadêmicos, porém com profundidade adequada que o assunto exige. É um livro indispensável para engenheiros, arquitetos, administradores, advogados, integrantes de equipes de projetos e líderes empresariais envolvidos em projetos de infraestrutura e de engenharia nos setores público e privado no Brasil. Disponível para compra na Amazon.com e CreateSpace.com, na Ofitexto.com.br e nas grandes livrarias de todo o Brasil (Saraiva, Cultura e Martins Fontes entre outras).

Diferenciais do livro:

1) É um livro escrito para a realidade brasileira, de acordo com a nossa legislação, com informações sobre o tamanho do mercado deste tipo de projeto no Brasil e com informações sobre as modalidades de contratos usadas em nosso país, assim como informações sobre os principais contratantes.

2) O O livro foi baseado na experiência prática em projetos de mais de 35 anos de cada um dos autores. Mas o texto também traz referências de inúmeros autores e pesquisadores do assunto, tornando-o apto, também, como fonte de referência para pesquisadores e acadêmicos.

3) O livro também traz uma contextualização histórica de projetos de infraestrutura e engenharia no Brasil, mostrando o primórdio desses projetos.

 Gerenciamento de Stakeholders em Projetos

Livro Stakeh

A quinta edição do Guia PMBOK – Um Guia do Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute, 2012) introduziu uma nova área de conhecimento: trata-se do gerenciamento de stakeholders em projetos. Tive a honra de ser escolhido pela Fundação Getúlio Vargas para escrever esse livro em co-autoria com os Professores Ângelo Valle, Paula Zygielszyper e Edmarson Bacelar Motta. O livro está disponível nas livrarias de todo o Brasil.

PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática

PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática

Livro organizado pelo meu colega André Barcaui e de co-autoria de diversos Professores e Especialistas em Gerenciamento de Projetos, inclusive eum que escrevi o capítulo sobre  Gerência de Mudanças e o PMO. O livro deixa claro a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos. Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.

O livro introduz conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos, na busca de compreender quais os aspectos que determinam o sucesso desta entidade dinâmica e ao mesmo tempo de tanto destaque nas organizações contemporâneas.

É uma leitura indispensável para gerentes de projeto, gerentes de escritórios de projeto, gestores buscando o desenvolvimento da maturidade de suas organizações, professores, pesquisadores e estudantes da área de gerenciamento de projetos.


2 Comentários

  1. Daniela Vasconcelos disse:

    Caro professor, você tem a versão digital do livro PMO – Escritório de Projetos ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: