Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Dica » Quero ser consultor. O quê fazer?

Quero ser consultor. O quê fazer?

Quero ser consultor. O que devo fazer?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebo de meus alunos. Como todos sabem que eu sou consultor de empresas, além de professor, é natural que essa pergunta surja. Vamos então às dicas:
Primeiro é necessário saber diferenciar os conceitos de consultor e de mão-de-obra especializada. Um consultor é aquele que influencia positivamente um cliente por solicitação do próprio cliente.  Quando um cliente precisa de alguém com determinada competência para fazer alguma tarefa técnica temporária, ele não está contratando um consultor. Ele está contratando mão-de-obra terceirizada. Vejamos dois exemplos:
  • Um cliente solicita que você faça o orçamento para um determinado projeto. Isso é mão-de-obra especializada que é contratada para uma tarefa específica. É simplesmente terceirização de mão-de-obra.
  •  Um cliente tem dúvida sobre o melhor curso de ação numa determinada situação e pede um aconselhamento. Neste caso estamos falando de consultoria.

Consequências

As colocações acima ensejam as seguintes consequências:
  • É mais fácil para um profissional obter contratos para executar serviços especializados. Em compensação o preço de profissionais especializados costuma ser comparado com o preço de outros profissionais. Por isso o valor da tarifa tende a ser menor. É a lei da oferta e da procura em ação.
  • lo positivamente.  Um consultor não vende simplesmente a execução de tarefas. Um consultor vende sua experiência profissional para gerar valor para o cliente. Experiência é algo único, difícil de imitar. A contrapartida disso é que é bem mais difícil para um consultor conseguir clientes. E para ser consultor é necessário ter uma boa bagagem de experiência profissional. Dificilmente alguém consegue ter experiência com poucos anos de vida profissional. Um consultor vende o conhecimento resultante da sua experiência para gerar valor para o cliente. Sem experiência e sem uma excelente formação acadêmica, isso se torna difícil.

Recomendações

Minhas recomendações para quem deseja tornar-se consultor de empresas ou vender serviços técnicos especializados são as seguintes:
  • Mantenha uma extensa rede de relacionamento com pessoas. O importante não é quem você conhece. É quem conhece você.
  • Certificações de mercado são úteis se você quiser se ofertar a sua mão-de-obra especializada. Para quem deseja ser consultor o ideal é ter um mestrado ou um doutorado.
  • Escrever é fundamental. Livros e artigos científicos não trazem dinheiro. Mas criam prestigio. Prestigio é importante para quem é consultor. Se Peter Drucker estivesse vivo, ele certamente concordaria com essa afirmação.
  • Saber escrever bem é essencial em qualquer caso. Já para ser um consultor é necessário, além de saber escrever muito bem, ser um excelente orador. Um consultor está no ramo de influenciar pessoas chaves em organizações. Se o profissional não fala bem, é difícil convencer pessoas. E você pode estar certo de que convencer altos executivos não costuma ser uma tarefa fácil.
  • O domínio de línguas é essencial. Dominar bem a língua inglesa é especialmente importante. É a língua mundial dos negócios.
  • Seja humilde. Você não sabe e nunca saberá tudo. Por isso é importante ser uma máquina de aprender. Estude sempre.
  • Aprenda a lidar com pessoas. Não conheço ninguém que consiga influenciar os outros se não for bom em lidar com pessoas.
  • Busque, sempre que possível, juntar-se à pessoas que são melhores que você em alguma coisa. Quem sempre está conectado com pessoas medíocres, medíocre se torna.

3 Comentários

  1. Everson Ogawa disse:

    Great!!!

  2. Marcos Babeto Jr disse:

    Excelente dica!

  3. JONAS DE SOUZA CUNHA disse:

    Bem esclarecedor, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: