Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Tópicos gerais » Submerso – Um projeto interessante

Submerso – Um projeto interessante

Submerso – Um projeto interessante

O túnel que fará a ligação Santos – Guarujá chama-se Submerso por uma razão óbvia: o túnel é submerso. A tecnologia construtiva usada nesse túnel é muito interessante. O túnel é fabricado com elementos pré-moldados. Esses elementos pré-moldados são submersos através da inundação do espaço vazio dos elementos. Após devidamente posicionados e ancorados no fundo do braço de mar no qual o túnel estará localizado, a água contida nos elementos pré-moldadas é esgotada.

Uma característica interessante do túnel é a existência de uma passagem exclusiva para pedestres e ciclistas. Dessa forma será possível ir do Guarujá para Santos (ou vice versa) à pé ou de bicicleta. Simplesmente sensacional. Minha única dúvida é se o poder público se responsabilizará devidamente pela segurança dos pedestres. Nem toda passagem subterrânea, aqui no Brasil, é o que podemos chamar de local seguro. Resta saber se essa passagem debaixo de um braço de mar terá vigilância. Já sabemos que brasileiros são bons de fazer obras.  Mas manter essas obras em funcionamento adequado depois que estão inauguradas é outra história.

Aproveito o post para parabenizar meu amigo e colega de MBA, Laurence Casagrande, Presidente da Dersa, empresa responsável pelo projeto. A baixada santista merecia e precisava dessa obra.

Segue o vídeo institucional do projeto.


1 Comentário

  1. Laurence disse:

    Valeu, Álvaro!
    Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: