Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Dica » A lei de Campbell

A lei de Campbell

A lei de Campbell

Donaldo Thomas Campbell

A lei de Campbell define que, uma vez que você tenha definido uma métrica como indicador primário para o sucesso de algo, a capacidade de conseguir medir com precisão o sucesso tende a ser tornar complexa.

Este cientista social, cujo nome completo é Donald Thomas. Campbell, definiu esta lei num artigo cientifico chamado Assessing the Impact of Planned Social Change. Neste artigo ele descreveu o efeito de medições quantitativas em processos de tomada de decisões da seguinte forma:

 The more any quantitative social indicator is used for social decision-making, the more subject it will be to corruption pressures and the more apt it will be to distort and corrupt the social processes it is intended to monitor.

Traduzindo de forma livre para o Português: “Quanto mais um indicador social quantitativo é utilizado para a tomada de decisão social, mais sujeito estará a pressões de corrupção e mais fácil será distorcer e corromper os processos sociais que se pretende monitorar.”

No Brasil, esta lei é facilmente verificável. Vamos dar exemplos. Há alguns anos atrás, quando se deu o primeiro apagão aéreo no Brasil, a sociedade ficou sabendo que a operação dos aeroportos e das companhias aéreas estavam muito abaixo do desejável. Como todos sabem, isso não não mudou muito desde então. Um indicador de funcionamento das empresas aéreas é a sua pontualidade. Como haviam muitos vôos em atraso, lembro-me de ter visto uma notícia no jornal que dizia que o critério de voo atrasado tinha mudado. Em vez dos habituais quinze minutos, passou-se a considerar um voo em atraso apenas se o voo estivesse com pelo menos meia hora de atraso. Num passe de mágica foi possível fazer com que um percentual significativo dos voos deixasse de estar em atraso, sem que nenhuma providencia concreta para melhorar a situação tivesse sido tomada.

No momento atual, o Governo brasileiro faz o aquilo que os economistas chamam de “contabilidade criativa”  para mostrar que as finanças públicas estão melhores do que realmente estão.  É a lei de Campbell em ação.

Mas, o que você, como executivo uma empresa privada, tem a ver com isso? Na realidade esta tentação de corromper indicadores é algo que pode ocorrer em qualquer empresa e em qualquer projeto.Pense nisso quando tiver que estabelecer indicadores de sucesso na empresa ou em projetos. Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: