Estrutura analítica de projeto: o erro mais comum
Por Álvaro Camargo, PMP
O post de hoje é direcionado para meus alunos dos cursos de MBA em gerenciamento de projetos. Sempre recebo inúmeros planos de gerenciamento de projetos para analisar. E todos os planos de gerenciamento de projetos bem feitos devem apresentar uma estrutura analítica de projetos (EAP). A Estrutura Analítica do Projeto é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto. Umz vez que o projeto esteja decomposto em partes menores, será mais fácil fazer o planejamento e o gerenciamento do projeto.
Oportunamente escreverei um post mais completo sobre o assunto. No momento meu interesse é o de apontar o erro mais comum que as pessoas fazem ao desenhar uma estrutura analítica: o desenho incorreto da decomposição da estrutura analítica.
Quando se faz a decomposição de elementos da EAP em elementos menores, cada elemento de nível superior deve conter, no mínimo, dois elementos subordinados. É muito comum que as pessoas desenham a estrutura analítica com uma representação incorreta da decomposição, fazendo com que, num dado nível, um elemento tenha apenas um elemento subordinado.
As figuras a seguir são auto explicativas e mostram como é o desenho correto de uma EAP e como é o desenho incorreto da mesma.
EAP desenhada de forma incorreta:
Observe que na figura acima, os entregáveis 1,3 e 5 possuem apenas um elemento subordinado. Se existe apenas um elemento subordinado, não há necessidade da criação de um nível adicional.
Observe abaixo essa mesma EAP desenhada de forma correta:
não existe a palavra “entregável”. É entrega