Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Dica » Gentileza, polidez e refinamento: vantagens competitivas

Gentileza, polidez e refinamento: vantagens competitivas

Gentileza, polidez e refinamento: vantagens competitivas para profissionais que almejam um futuro promissor

Atualmente vivemos por um período muito interessante aqui no Brasil. Nunca tivemos tantos universitários. Também nunca tivemos tantos profissionais preocupados com o aperfeiçoamento de suas carreiras profissionais e fazendo cursos de pós-graduação. A massa de brasileiros que hoje estuda é cada vez maior. Isso é muito bom. Todos sabem que uma boa formação acadêmica é importante para a carreira profissional dos indivíduos, para nosso país e para o progresso do mundo em geral.

Mas, como em qualquer processo de massificação, temos problemas de qualidade. O problema da qualidade atinge não apenas a formação acadêmica. Atinge também a forma como as pessoas hoje agem e se comportam. Perdemos qualidade no tocante ao refinamento, gentileza e polidez das pessoas.  Parece que, cada vez mais, temos pessoas sem educação e refinamento. São pessoas rudes e medíocres (Veja depois o “post” que coloquei sobre o caso Uniban onde a mediocridade e a estupidez prevaleceram).

Noto que um muitos profissionais egressos das melhores faculdades e cursos de pós-graduação apresentam um comportamento prepotente (“Sou mais do que você por que tenho uma formação melhor do que a sua”). Já viram esse filme em algum lugar antes?

Lembro ao leitor que ser refinado, gentil e polido é um diferencial competitivo importante para qualquer profissional. Vejamos alguns exemplos concretos da importância disso:

Exemplo 1 – Não é novidade nenhuma que cada vez mais temos mulheres alçando postos de gerência e direção nas empresas. Mulheres gostam de ser tratadas com gentileza.  Se você é homem e tem que lidar com sua chefa, terá maiores chances de ser ouvido se entender como é que funciona o universo feminino. Ao contrário do masculino, o universo feminino, está mais ligado em questões que tem muito a ver com sensibilidade. E sensibilidade tem a ver com  gentileza,  polidez e refinamento.

Exemplo 2 – Se você  trabalha num ramo de negócio que lida com uma mão-de-obra mais humilde, terá mais chances de conseguir bons colaboradores e qualidade na execução dos trabalhos se tratar as pessoas com respeito e gentileza. Um exemplo é a área de construção civil, mais especificamente em obras. Nesse ambiente lidamos com pessoas humildes, usualmente com um nível de educação baixo. Implantar, por exemplo, um sistema de qualidade sem a colaboração de pessoas é um pesadelo. Quando tratamos as pessoas  com gentileza e polidez, ganhamos aliados. E isso é especialmente verdadeiro quando lidamos com pessoas que tem uma condição social mais baixa do que nós.

Exemplo 3 – Estamos num mundo em que cada vez mais as coisas são conectadas. As empresas dependem de seus parceiros de negócio cada vez mais. Cada vez mais é preciso negociar acordos. E para obter sucesso em negociações, é imprescindível conectar-se com as pessoas. E qual é a melhor forma de se conectar com as pessoas? Simples. Sendo simpático, gentil, polido e refinado. As pessoas tendem a simpatizar mais com aqueles que são educados, gentis e refinados. Observe que não estou falando de pessoas “afetadas” ou que apresentam um comportamento artificial.  Você ganha a simpatia de pessoas quando é naturalmente simpático, polido  e gentil.

Luto todo dia, e as vezes sem sucesso, com o “animal medíocre” que habita no interior de todos nós. Esse animal nos transforma em seres arrogantes, estúpidos e prepotentes.

Quer um conselho para seu sucesso profissional?  Trate de pensar nisso. No mundo profissional competitivo em que vivemos, ser gentil, polido e refinado faz toda a diferença. E é lógico que isso também vai tornar sua vida pessoal muito melhor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: