Compromentimento afetivo na organização
Uma empresa bem sucedida tem colaboradores comprometidos. Sem comprometimento, nada é produzido.
A pergunta óbvia é: como fazer com que meus colaboradores seja comprometidos. Antes de tentar responder essa pergunta, vamos ver os tipos de comprometimento que podem existir segundo nos conta o Prof. Alvaro Tamayo em seu artigo “Valores Organizacionais e comprometimento afetivo”:
- Comprometimento Normativo – é aquele relacionado com a obrigação que o trabalhador tem de ficar na organização. São decorrentes de controles e pressões da empresa para as pessoas agirem de forma alinhada com os objetivos e interesses da organizacionação.
- Comprometimento Instrumental – esse tipo de comprometimento refere-se à disposição do trabalhador de continuar na organização. O comprometimento instrumental é produto da necessidade que o empreregado tem da organização.
- Comprometimento Afetivo – Esse é o comprometimento que surge a partir da identificação e do envolvimento do empregado com a sua organização (DUNHAM; GRUBE; CASTAÑEDA, 1994). Esse comprometimento ocorre em três dimensões: 1) a aceitação dos valores, normas e objetivos da organização; 2) a disposição de investir esforços em favor da organização; e 3) o desejo e a vontade de se manter membro da organização.
Já deu para perceber que o melhor comprometimento é afetivo. Toda empresa quer que as pessoas se comprometam afetivamente com ela. Isso torna as pessoas “amigas” da empresa, propiciando uma vantagem competitiva sustentável.
Veja a diferença: os empregados com forte comprometimento afetivo ficam na empresa porque querem. Já aqueles com forte comprometimento instrumental ficam na empresa porque precisam. A diferença entre esses dois grupos é enorme.
Como alcançar o comprometimento afetivo? Existem muitas respostas para essa pergunta. A resposta está no contexto geral da empresa. Mas certamente um dos fatores principais está relacionado com a liderança.
Segundo Sá e Lemoine (1998), o impacto do estilo de liderança organizacional no comprometimento afetivo é grande. Dois modelos básicos de liderança são colocados por esses autores:
- O líder taylorista, que padroniza o comportamento dos trabalhadores
- O líder gerencial, que é aquele que valoriza a participação e a iniciativa.
Os resultados das pesquisas desses autores indicam que o estilo gerencial é o que gera melhores condições de comprometimento afetivo nas pessoas. Pense nisso quando estiver me posição de liderança.