Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Finanças » Índices de desempenho financeiro de uma empresa

Índices de desempenho financeiro de uma empresa

Índices para medição de desempenho financeiro de uma empresa

Se você está envolvido com projetos relacionados com fusões, aquisições ou que envolvam a parte financeira é interessante conhecer os indicadores de desempenho financeiro da empresa. Não é muito comum que gerentes de projetos conheçam bem esses indicadores já que boa parte dos gerentes de projeto é normalmente oriunda de áreas técnicas e não da área financeira ou contábil. De qualquer forma, como qualquer projeto sempre envolve decisões financeiras, sempre é bom entender um pouco de finanças.

Existem três conjuntos principais de índices que medem o desempenho financeiro de uma empresa:

  • Índices de lucratividade – como o nome indica esses índices mostram o quanto a empresa é ou não lucrativa.
  • Índices de liquidez – os índices de liquidez indicam o quanto a empresa é solvente. Em outras palavras: qual é a capacidade da empresa em liquidar (pagar) seus compromissos.
  • Índices de alavancagem – os índices de alavancagem indicam o uso de dinheiro de terceiros na operação da empresa. Ao contrário do que se possa pensar, algum nível de endividamento pode ser saudável.

Índices de lucratividade

Retorno do ativo total (ROA – Return on Assets) = Lucro líquido após imposto de renda / Ativo total

Interpretação do índice: É um índice que mostra o retorno do investimento total em uma empresa. Quanto maior o índice, melhor a situação da empresa em termos de lucratividade

Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE – Return on equity) = Lucro líquido após imposto de renda / Patrimônio líquido

Interpretação do índice: essa é uma medida de retorno do investimento total do acionista em uma empresa. Quanto maior o índice, melhor a situação da empresa em termos de retorno do patrimônio

Margem bruta = (Vendas – Custo dos produtos vendidos) / vendas

Interpretação do índice: é um indicador da margem de lucro. Indica principalmente a capacidade da empresa em cobrir suas despesas operacionais e ainda gerar lucro. Quanto maior o índice, melhor a margem de lucro.

Lucro por ação (LPA) = Lucro disponível aos acionistas ordinários / número de ações ordinárias

Interpretação do índice: é um indicador do lucro disponível para acionistas ordinários, ou seja, aqueles que têm direito de voto. Normalmente quanto maior o índice, melhor é a situação da empresa.

Índices de preço / lucro (P/L) = Preço de mercado da ação ordinária / Lucro por ação

Interpretação do índice: é um indicador que dá a previsão de desempenho. Um índice P/L ato tenderá a indicar que o mercado está prevendo um bom desempenho no futuro. O índice P/L indica o quanto um investidor está disposto a pagar por cada unidade de lucro da empresa. Quanto maior, melhor.

Índices de liquidez

Índice de liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

Interpretação do índice: é uma medida da capacidade de uma empresa de saldar suas dívidas de curto prazo, convertendo em capital os seus ativos.

Índice de liquidez seca = (Ativo circulante – passivo) / Passivo circulante

Interpretação do índice: é uma medida da capacidade de uma empresa de saldar suas dívidas de curto prazo, convertendo em capital os seus ativos (Porém sem se desfazer de seus ativos). A retirada do valor do estoque nesse caso é porque nem sempre é possível converter estoque em capital com facilidade. Um estoque pressupõe a existência de material inacabado ou ainda por processar. Quando se calcula a liquidez seca, é possível ter uma idéia mais próxima da realidade no tocante à capacidade de pagamento de dívidas da empresa.

Índices de alavancagem

Índice de endividamento total = Exigível total / Ativo total

Interpretação do índice: mede a proporção de ativos totais da empresa financiados pelos credores. Quanto maior esse índice, maior o risco de insolvência. O ideal é que esteja sempre abaixo de um.

Índice de endividamento sobre patrimônio liquido = Exigível total / Patrimônio liquido

Interpretação do índice: mede o endividamento da empresa. Quanto maior for esse índice, maior o risco de insolvência. O ideal é que esteja sempre abaixo de um.

Índice de cobertura de juros = Lucro antes dos juros e do imposto de renda (Lajir) / Despesas anuais com juros

Interpretação do índice: mede a capacidade da empresa em realizar o pagamento dos juros de empréstimos contratados. Quanto maior o índice, maior a capacidade da empresa de pagar os juros devidos.


3 Comentários

  1. Debora disse:

    Olá.
    Sou academica do último ano de Administração da FANP, e estou precisando de uma empresa ostrando em detalhesos indices de desempenho financeiro dela, que é o que o artigo explicou.
    Fico grata com a atenção
    Débora

  2. Denise M S Neto disse:

    Olá!
    Sou estudante do curso de Economia (UFOP) e recentemente comecei a trabalhar no setor financeiro de um hospital filantrópico. Fui incumbida de sugerir e monitorar alguns indicadores de desempenho, mas nas pesquisas que fiz e considerando também disciplinas que já cursei não encontrei nenhum que considerasse somente o aspecto financeiro, propriamente dito. Todos exigem dados da contábeis. Gostaria de receber sugestões sobre o assunto. Abraços… Obrigada!

  3. Eunice Toca disse:

    Excelente, claro e objetico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: