Aprendizagem organizacional

Aprendizagem organizacional

Hoje resolvi abordar um tema mais acadêmico: a aprendizagem organizacional. Esse é um tema importante como elemento de cultura empresarial para qualquer gestor de negócio ou de projeto. Para tratar desse assunto, tomei como base o livro de Ruas, Roberto Lima; Antonello, Claudia Simone; Boff, Luiz Henrique.  Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Aprendizagem organizacional é um elemento chave na estratégia das empresas de sucesso. E também é um componente chave em projetos.

Porque é um componente estratégico chave? Por que atualmente a maior fonte de vantagem competitiva é o conhecimento da empresa. Empresa que tem mais e melhores conhecimentos sobrepõem-se aos seus concorrentes (O Google que o diga, não é mesmo?).

E por que a aprendizagem organizacional é um componente chave em projetos? Porque a aprendizagem nas organizações só passa a ter sentido se associada às mudanças. E mudanças sempre estão associadas à projetos.

Como se define Aprendizagem Organizacional? A definição dos autores acima mencionados é a seguinte:

“A aprendizagem organizacional é um processo contínuo de apropriação e geração de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e informais – no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais.

Segundo esses mesmos autores, a literatura que trata de aprendizagem organizacional enfatiza focos específicos:

  • Foco na aprendizagem individual
  • Foco em sistema processo
  • Foco em cultura
  • Foco em gerenciamento do conhecimento
  • Foco em inovação

Interessante notar que aprendizagem organizacional está intimamente ligada com os que trabalham com  conhecimento. De um modo geral temos os seguintes criadores de conhecimento  em uma organização (Tais elementos, por tabela,  são aqueles que proporcionam o aprendizado organizacional):

  • Operadores – Acumulam e geram conhecimento tácito (habilidades adquiridas com a experiência).
  • Especialistas – Acumulam, geram e atualizam conhecimento explícito.
  • Engenheiros – Transforma conhecimento tácito em explícito e vice-versa.
  • Gerentes – Gerenciam o processo de criação de conhecimento na empresa.

Outro ponto importante é o aprendizado organizacional está ligado às competências das pessoas que trabalham na organização (ou que de algum modo colaboram com a organização). Uma figura que considero interessante é a que mostra os recursos de competência e os desdobramentos possíveis:

Recursos da competência e desdobramentos possíveis

Conclusões

1) Aprendizagem é essencial para a organização e para o profissional.

2) Aprendizagem tem tudo a ver com organizações de sucesso e projetos bem sucedidos.

E as suas conclusões com relação a esse assunto? Você é um profissional completo e pronto para aprender e contribuir com a organização? Você sabe (Tem conhecimento)? Você sabe  fazer (Tem habilidades)? Você sabe ser e agir (tem atitudes adequadas)?

Um comentário sobre “Aprendizagem organizacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s