Oportunidades para gestão de projetos na área de seguros
Segundo as informações que tenho captado no mercado, as companhias seguradoras esperam que, com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o País passe por um período de grandes investimentos e intenso desenvolvimento no setor de grandes riscos nos próximos anos. Esse mercado deverá atingir o ápice em cinco ou seis anos.
As empresas de seguros estão de olho no crescimento do mercado de riscos para empresas de engenharia. Allianz e Aon são algumas delas.
Recebi informações de que a Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) irá trazer ao País, em 2010, uma apólice para cobrir o modelo de contrato entre empresas e governo chamado Build-Operate-Transfer (BOT), onde a iniciativa privada recebe a licença do setor público para financiar, projetar, construir e operar uma instalação por um período determinado. Esse produto de seguro pode, pode exemplo, ser usado em estradas, portos e linhas ferroviárias e estádios de futebol.
Outra razão para expansão desse mercado é o fim do monopólio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). O antigo monopólio do IRB impunha uma condição de resseguro igual para todas as seguradoras, sem possibilidade de customização de soluções.
Conhecimentos na área de seguros e de gestão de projetos constituirão um ativo interessante para aqueles que militam nessa área aqui no Brasil nos próximos anos.
Olá Alvaro, trabalho com seguros e fico muito feliz com as possibilidades que este mercado irá oferecer para gerentes de projeto, pois estou cursando o MBA da FGV e até agora estou tendo acesso a muitos exemplos e modelos de engenharia, construção, TI e nada de serviços ou muito menos voltado ao mercado de seguros. Gostaria de saber se tem alguma template com estes temas.
Obrigada,
Andréa