Paraguay – Um país surpreendente na opinião de Alvaro Camargo

Em setembro de 2015 tive a felicidade de ser convidado pela Fundação Getúlio Vargas a ministrar um aulas de gerenciamento de projetos para um curso promovida pela UNA – Universidade Nacional de Asuncíon. A maior parte dos alunos que assistiu minhas aulas trabalha no setor público do Governo Federal do Paraguay, embora houvessem também alunos de empresas privadas e estatais. Relato aqui o que me surpreendeu positivamente nessa visita ao Paraguay:
- O conhecimento que eu tinha do Paraguay era apenas de Ciudad de Leste, que, de fato, não é uma boa referência para retratar o Paraguay. Fiquei surpreendido de ver que, na capital do país, não existem mendigos ou menores nas ruas pedindo esmolas ou praticando atos ilícitos.
- A cidade de Asunción é bastante segura. Não há a paranóia da insegurança que vemos nas grandes cidades brasileiras.
- A Universidade Nacional de Asunción possui excelente infraestrutura e corpo docente de alto nível.
- A economia do Paraguay está bem melhor do que a economia brasileira.
- O nível dos alunos que, sua maioria eram servidores públicos, me surpreendeu pelo interesse e disposição de aprender. Todos que estavam presentes nas aulas apresentaram um legítimo interesse em aprender e contribuir com o desenvolvimento do país com os conhecimentos adquiridos. Se não eu soubesse quem eram os alunos eu teria tomado todos por empregados de empresas privadas, tamanho foi o interesse nas aulas.
- A acolhida que dão aos brasileiros é sensacional. São muito hospitaleiros. E olhe que não estou falando da minha recepção pelos alunos e pelo colegas professores. Estou falando do contato com pessoas nas ruas.
Essa visita recente criou a convicção em mim de que o Brasil tem muito o que aprender com o Paraguay. Deixo aqui meus parabéns à todos os alunos que tornaram esse visita ao país vizinho muito agradável. E agradeço aos colegas Professores que me apoiaram nessa visita:
- Professor Dr. Cecilio Jara Rodriguez
- Prof. Esteban Almada Román
- Professora Dra. Edelira Lampert
A todos os Professores e alunos, deixo o meu muito obrigado. Alvaro Camargo.