Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Uncategorized » Quais são os mecanismos de aprendizagem em empresas e em projetos?

Quais são os mecanismos de aprendizagem em empresas e em projetos?

Quais são os mecanismos de aprendizagem em empresas e em projetos?

Por Álvaro Camargo, PMP

Todos sabemos que aprendizagem é algo essencial para qualquer organização. A aprendizagem é importante tanto para rotinas operacionais quanto para projetos. Meus clientes e alunos sempre me perguntam como incentivar o aprendizado. Existe diversas teorias que explicam o fenômeno da aprendizagem em empresas. Mas como essa é uma pergunta bastante frequente, vou colocar aqui os mecanismos de aprendizagem identificados por Sydnei G. Winter e Mauricio Zollo, respectivamente professor e aluno da Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Zollo na realidade é hoje professor do Insead na Europa.

Esses pesquisadores identificam três mecanismos no artigo “Aprendizagem deliberada e evolução da dinâmica de capacidades” (“Deliberate Learning and the Evolution of Dynamic Capabilities”) de maio de 2002.

Os mecanismos de aprendizagem identificados são:

Mecanismo 1: rotinas organizacionais e acumulação de conhecimento

A rotina reflete a sabedoria da experiência já que ela é o produto do aprendizado por tentativa e erro e pela retenção de comportamentos passados. Essa constatação é feita por Gavetti e Levinthal (2000) e citada no artigo de Zollo e Winter.

Mecanismo 2: articulação de conhecimento

Desenvolvimento de competência coletiva através de discussões, processos de lições aprendidas, etc. Compartilhamento e comparação de opiniões e experiências.

Mecanismo 3: codificação do conhecimento

O termo “codificação” aqui usado significa escrever. Isso é feito quando escrevemos relatórios, manuais e quaisquer materiais que guardem lições aprendidas. O processo de codificar (escrever) implica no esforço para entender a ligação causal entre a decisão e o desempenho esperado da solução.


3 Comentários

  1. Rodrigo Souza disse:

    Ótimo post publicado. Acredito que o mais importante dentre os 3 mecanismo é o da codificação do conhecimento para perpetuar os registros em forma de documento e também para futuras consultas.
    Eu acrescentaria mais uma. Que tal “Manutenção do conhecimento”? Um treinamento semestral ou anual para a manutenção do conhecimento e para resgatar o histórico de lições aprendidas, etc.

    Rodrigo Souza

  2. Parabéns mais uma vez Alvaro.
    Ótimo artigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: