A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos. Mas nem todos sabem o que é como aplicar essa técnica.
O presente post busca fornecer um esclarecimento a respeito do uso dessa técnica em gerenciamento de projetos.
Técnica de Delphi: o quê é?
Trata-se de uma técnica que pode ser usada para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto. Note que a técnica de Delphi pode ser usada para obter qualquer tipo de consenso entre pessoas. Não é uma técnica apenas para identificação de riscos. O presente texto explica apenas o uso da técnica de Delphi para identificação de riscos em projetos.
Passos para usar a técnica de Delphi
- Defina o grupo que vai participar do processo.
- Envie questionários para cada participante e solicite sua opinião com relação aos riscos mais importantes. Peça para priorizar os riscos.
- Reuna todas as opiniões dadas pelos participantes e compile tudo numa só lista sem a identificação dos participantes.
- Envie a lista compilada para cada especialista e peça para revisar a lista de riscos. Pergunte se a lista deve ser revisada com algum risco adicional ou se a ordem dos riscos deve ser alterada.
- Tente obter consenso das respostas dadas. Se necessário repita o processo várias vezes até obter um consenso ou pelo menos chegar próximo de um consenso.
Vantagens da técnica Delphi
- Tecnica adequada para obter consenso entre especialistas
- Processo pode ser feito virtualmente
- Pode focar em detalhes do projeto ou no projeto como um todo.
Desvantagens da técnica de Delphi
- É um processo demorado.
- Requer habilidade para interpretar as opiniões.
Sou diretor de tecnologia e serviços de uma empresa de engenharia que faz parte da cadeia de suprimentos da industria de óleo&gás. Tomei conhecimento da Técnica de Delphi no curso de gerenciamento de projetos que estou terminando na FGV. Achei bastante interessante principalmente em função da força em obter o consenso e principalmente em deixar as pessoas à vontade para expressar sua opinião sem as pressões que existem em reuniões com stakeholders com diferentes interesses e hierarquias. Estou começando a usar na companhia.
Oi Arnaldo. Fico feliz que você tenha gostado da técnica. De fato é muito útil em certos tipos de situação. Desejo sucesso nos seus projetos. Alvaro Camargo