Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Uncategorized » Radar de conhecimento – Um raio X do PMI Global Conference 2017 em Chicago

Radar de conhecimento – Um raio X do PMI Global Conference 2017 em Chicago

Por Álvaro Camargo, palestrante, pesquisador, autor, consultor e professor na área de gerenciamento de projetos e estratégia.

Estive em Chicago no período de 28 a 30 de outubro de 2017 para assistir ao PMI Global Conference 2017, o maior evento do mundo na área de Gerenciamento de Projetos. Com base no material que recebi da organização do evento, montei uma planilha a partir da qual foi possível extrair estatísticas interessantes sobre os temas mais importantes tratados no evento e que, certamente, constituem as principais tendências a serem observadas pelas organizações e profissionais de gerenciamento de projetos.

A temática dominante foi relacionada com soft skills

Quando se fala em habilidades em gerenciamento de projetos temos duas grandes vertentes: as chamadas hard skills, ou habilidades técnicas, e as soft skills, ou habilidades relacionadas ao trato com pessoas. O que se pode observar ao ver o gráfico a seguir é que mais da metade dos temas tratados nas conferências foi relacionado com soft skills, ou seja, habilidade para lidar com pessoas. As conferências sobre soft skills, além do fato de serem mais numerosas atraíram mais público na minha percepção. As salas de palestras relacionadas com soft skills estavam sempre cheias enquanto que as salas sobre assuntos técnicos estavam quase sempre com lugares vagos. Uma das palestras que eu achei que teria lotação completa era a que falava sobre inteligência artificial em gerenciamento de projetos (Sessão 439 – Artificial Intelligence and Project Management: Better Together). Embora essa palestra tenha tido boa audiência, não foi nem de longe a mais concorrida e tinha muitos lugares vagos. Isso confirma a percepção de que os problemas técnicos são passíveis de ter solução considerando a existência de tempo e orçamento para resolvê-los. Mas o grande nó continua sendo como motivar as pessoas a desenvolver um bom trabalho e como gerenciar o engajamento dos stakeholders.

Figura 1 – Hard Skills & Soft Skills

Fonte: Alvaro Camargo, PMP.

O gerenciamento de projetos puro e simples ainda é o grande tema

Como se sabe o corpo de conhecimento em projetos engloba o gerenciamento de projetos propriamente dito, o gerenciamento de programas e o gerenciamento de portfólio. O gráfico abaixo mostra que o grande interesse ainda está focado no gerenciamento de projetos, seguido pela problemática relacionada com o gerenciamento de portfólio. Aqui vale uma observação. Quando digo gerenciamento de portfólio estou incluindo o tema de Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO – Project Management Office), que é o órgão responsável por cuidar do portfólio de projetos numa organização. A maior surpresa foi a falta de conferências sobre gerenciamento de programas. Não houve um único palestrante abordando o tema.

Figura 2 – Gerenciamento de Portfólio, programas e projetos

Fonte: Alvaro Camargo, PMP.

O interesse pelos métodos ágeis

Uma constatação bastante forte foi o avanço do Agile como método chave para o desenvolvimento de projetos. O PMI Global Conference 2017 teve nada menos de que 15 palestras relacionadas com métodos ágeis, conforme se pode verificar no gráfico a seguir.

Figura 3 – Agile

Fonte: Alvaro Camargo, PMP.

O desinteresse com o gerenciamento de riscos 

O gráfico a seguir mostra o número de palestras relacionadas com gerenciamento de riscos em projetos: foram apenas quatro conferências em um total de oitenta e oito sessões. Convenhamos que é pouco. Esse é um assunto que precisa ser investigado. Ou as empresas estão fazendo um excelente trabalho de gerenciamento de riscos ou o gerenciamento de riscos não recebe a devida importância.

Figura 4 – Gerenciamento de riscos

Fonte: Alvaro Camargo, PMP.

Gestão de stakeholders, liderança e comunicação

Esses três temas dominaram trinta e três sessões. Isso demonstra que saber gerenciar o engajamento de stakeholders, liderar equipes e saber se comunicar adequadamente constituem pontos muito importantes para o sucesso no gerenciamento de projetos.

Figura 5 – Stakeholders, liderança e comunicação

Fonte: Alvaro Camargo, PMP.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: