SERASA não toma jeito. Faz projeto mal feito e não conserta. Pelo menos é o que parece.

Curiosamente um dos posts mais populares do meu blog é o que fala sobre o projeto mal feito da Serasa referente ao produto “certificado digital”. Aparentemente a empresa não tem qualquer preocupação com a qualidade dos serviços que presta. Os clientes não tem acesso fácil ao suporte técnico. Os diversos comentários que tenho recebido sobre o assunto estão em https://alvarocamargo.wordpress.com/2010/06/16/serasa-experian-projeto-mal-feito-compromete-a-credibilidade-da-empresa/#comments
Aquilo que está escrito nos comentários dá a entender que a empresa não se preocupa preocupação em melhorar seus processos internos e nem em resolver os problemas de seus usuários. Se eu fosse advogado já estaria vendo aí uma oportunidade para uma ação coletiva contra a SERASA. Lamentável que a empresa não busque atender seus clientes. Isso é sinal de que existem dois problemas:
Problema 1: a empresa enfrenta pouca concorrência. Se o ambiente fosse mais competitivo, certamente ela se preocuparia em resolver os problemas dos clientes.
Problema 2: a justiça no Brasil não funciona. Se fosse fácil acionar a SERASA, certamente ela ajustaria sua conduta.
Enquanto esses dois problemas não se resolvem, a sugestão é se precaver. Pesquisar na Internet sobre as reclamações contra a empresa e evitá-la enquanto esse tipo de problema interno não é sanado.
Finalizo esse post dizendo que eu adoraria fazer um post novo com elogios à empresa caso alguém da SERASA se apresentasse para informar a razão dos problemas e o que está fazendo para resolver essas questões. Afinal, os clientes da empresa merecem uma satisfação.