Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Modelos de negócio » Projeto Seed da AOL promete mudar o mercado de jornalismo

Projeto Seed da AOL promete mudar o mercado de jornalismo

Projeto Seed da AOL promete mudar o mercado de jornalismo

Um dos ramos de negócios que mais vêem mudando com o advento das novas tecnologias é a área de jornalismo. Coincidência ou não, começo a ter, entre meus clientes e alunos, profissionais da área de jornalismo. Nos cursos de MBA os profissionais dessa área já são mais ou menos constantes, embora em número diminuto (No máximo um por turma).

A razão principal da mudança? Hoje em dia não existe mais o monopólio da geração de informações ao público nas mãos dos jornalistas. Eu mesmo, nesse momento em que você lê este artigo, estou no papel de um jornalista, publicando algo que é do seu interesse.  Cada vez mais pessoas lêem Blogs. E a imensa maioria dos blogs não é feita por jornalistas ou empresas jornalísticas. E a qualidade de algumas publicações feitas por não jornalistas nas novas mídias (leia-se Internet) é boa.

Um exemplo de um projeto revolucionário é o SEED da AOL (www.seed.com). Fuciona mais ou menos assim:

Pessoas físicas escrevem artigos (ou enviam fotos) para o site Seed.com. Esse material bruto é trabalhado pela AOL de forma a que essa matéria prima se torne um produto interessante para os leitores. As pessoas que contribuem com seus textos terão participação na renda gerada pelas publicações geradas pelo SEED.COM.

Nem todo mundo vai ganhar dinheiro com isso, é lógico. Mas é uma forma diferente de fazer jornalismo. E é um novo modelo de negócio nessa área.

Vai dar certo? Só tempo dirá. Mas uma coisa é certa. O modelo de negócios da empresa tradicional de jornalismo está morrendo. Os veículos que estiverem antenados com essas mudanças vão sobreviver. Quem não estiver será eliminado. Simples assim. Pura seleção natural ao melhor estilo de Darwin.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: