Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Tópicos gerais » Metodologia Lean e Gerenciamento de Projetos

Metodologia Lean e Gerenciamento de Projetos

Outro dia um aluno meu me perguntou se era possível fazer uso da filosofia Lean no gerenciamento de projetos. Minha resposta foi a seguinte:

Antes de responder a essa pergunta é necessário entender o que é a tal filosofia Lean.  O termo Lean é relacionado com um processo genérico de gerenciamento derivado do sistema Toyota de produção. Lean significa principalmente eliminar desperdicios ou atividades que não acrescentam valor numa linha de produção ou em qualquer outro processo. Na medida em que não se gera desperdicio ou atividades sem valor, a eficiência é maior, os custos são menores e a satisfação do cliente (em tese) é maior.

A implantação da filosofia Lean passa pelo seguinte método:

  • Definir o que é valor para o processo em questão.
  • Identificar o fluxo de criação de valor
  • Eliminar os desperdicios na criação de valor
  • Produzir apenas aquilo que é demandado
  • Aplicar uma filosofia de melhoria contínua

Esse tipo de metodologia é bem adequada para produção de coisas, especialmente em processos de manufatura. Fazer projetos é diferente de uma manufatura. Manufatura é um processo repetitivo ao passo que o projeto é algo único. Mas é possível fazer um paralelo de equivalência com aquilo que as melhores práticas de gerenciamento de projetos recomendam:

  • Definir o que é valor equivale a definir o escopo com clareza, especialmente a especificação do escopo a ser produzido, de forma a atender as necessidades do cliente e evitando o que os americanos chama de Goldplating (“Dourar a pílula”. Entregar mais do que o necessário).
  • Identificar o fluxo de criação de valor equivale a fazer um bom planejamento executivo, criando uma estratégia de execução do projeto que seja a melhor possível.
  • Eliminar os desperdicios na criação de valor equivale a fazer uma boa execução do projeto, com especial atenção para as questões de qualidade.
  • Produzir apenas aquilo que é demandado equivale a fazer certo, da primeira vez aquil que está especificado no escopo (e certificar-se de que a definição do escopo está clara tanto em termos quantitativos quanto qualitativos).
  • Aplicar uma filosofia de melhoria contínua equivale a definir no plano de qualidade um plano de melhoria contínua.

Como se pode verificar, a filosofia Lean e a as recomendaçoes das melhores práticas de gestão de projetos não são assim tão diferentes.

Abaixo está colocada uma figura que achei no site http://www.strategosinc.com, contando o histórico sobre Lean. Achei interessante acrescentar como elemento informativo.


1 Comentário

  1. Luiz Marcelo V. Rêgo disse:

    Caro Professor, bastante interessante sua resposta. Buscava informações quanto à metotologia Lean a título de atualização quanto a processos de produção, porém, antes passei a fazer uma reflexão pessoal sobre o que e de que forma poderia ser implementado para atingimento dos resultados esperados pelos investidores de um negócio. Sem entrar muito na área conceitual, que é bem vasta, com a análise dos processos envolvidos em qualquer sistema produtivo, se for realizada de forma criteriosa, em princípio, nem precisaríamos de nomes diferentes para os mesmos objetivos, alinhados ao planejamento estratégico da empresa. Mas o debate é sempre atual (o questionamento do seu aluno é de 2009) e válido! Como Gerente de Projetos, também, não consigo enxergar um negócio de outra forma. Parabéns pela clareza da explanação, típica de um grande mestre. Um dos melhores da GP 05 – Gerenciamento de Aquisições-, Salvador. Aproveitando, parabéns pelo último dia 15 e pelo blog!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: