Alvaro Camargo, M.Sc., PMP

Início » Uncategorized » Conheça 8 tendências de gerenciamento de projetos relacionadas com a área de recursos humanos

Conheça 8 tendências de gerenciamento de projetos relacionadas com a área de recursos humanos

bussola

As modificações que o futuro vai trazer vão se refletir na área de recursos humanos que atuam em gerenciamento de projetos. Coloco abaixo oito tendências que considero importantes:

1 – Maior ênfase na liderança e em habilidades de comunicação, negociação e de influência

Saber se comunicar, negociar e influenciar stakeholders serão habilidades cada vez mais valorizadas e procuradas. As chamadas hard skills, que são as habilidades técnicas continuarão sendo importantes. Mas as soft skills, que são as habilidades de comunicação, negociação e de influência serão o grande diferencial. Passar num exame de certificação para provar que você entende de gerenciamento de projetos é uma coisa. Outra coisa muito diferente é ser capaz de liderar equipes e influenciar stakeholders chave para obter apoio ao projeto.

2 – Obter bons profissionais de gerenciamento de projetos será cada vez mais importante

A disputa por bons profissionais de gerenciamento de projetos tende a aumentar. O fato é que ter profissionais capazes de desenvolver os projetos certos da forma certa e na hora certa é elemento essencial de sobrevivências das empresas. Por isso sua empresa tem duas opções: ou tem um processo contínuo de formação de gestores de projeto ou vai ter que disputar os bons profissionais no mercado com as demais empresas.

3 – Certificações continuarão a dominar a cena. Mas não terão a mesma importância.

As certificações são importantes. Atestam que um determinado profissional tem um profundo conhecimento sobre uma certa área de conhecimento. Isso é bom. Mas daí a dizer que um profissional certificado será um excelente gestor de projeto vai uma certa distância. O que faz com que um profissional consiga gerenciar bem projetos e avançar na sua carreira é a sua capacidade de entregar o que lhe foi encomendado, de aprender com a experiência e, por último, mas não menos importante, ter atitudes adequadas que sejam admiradas pelas pessoas e pelas empresas. A certificação sempre será algo de muito valor, especialmente no momento de seleção do profissional para fins de contratação pela empresa. Mas, uma vez certificado, cabe ao profissional manter sua carreira em ascendência com base em valores sólidos, com atitudes éticas e assertivas e fazendo as entregas que lhe foram confiadas.

4 – O papel do patrocinador deverá ser cada vez mais importante

É bastante clara a importância do patrocinador de projeto. Ter um bom patrocinador pode ser a diferença entre ter um projeto com bons resultados ou com péssimos resultados. Cada vez mais as organizações devem perceber que o patrocinador também precisa ser qualificado. Não pode ser qualquer um. O patrocinador precisa ter tempo para se dedicar ao projeto e saber se comportar como patrocinador, trazendo não apenas os recursos financeiros para o projeto, mas também agindo de forma a proteger os objetivos do projeto. Uma tendência é a necessidade de treinamento formal de patrocinadores de projetos.

5 – Conhecimento de negócio

Não basta fazer os projetos de forma correta. É necessário fazer o projeto certo, na hora certa. Por isso é necessário entender como funciona o mundo dos negócios. O conhecimento de estratégias e dos modelos de negócios serão importantes para que as empresas saibam quais projetos devem fazer. O conhecimento de modelos de negócio permite que se conheça como alguma proposta de negócio, que vai ser um projeto a ser executado, vai funcionar na prática. Já a estratégia vai definir como o negócio gerado por um projeto vai se sustentar frente à concorrência.

6 – A área de Recursos humanos deve se qualificar para ser capaz de contratar bons profissionais de projetos

Atualmente, qualquer empresa minimamente bem organizada entende a importância do gerenciamento de projetos. Mas as áreas de recursos humanos ainda não têm competência para recrutar bons profissionais. E isso é fácil de entender. A área de recursos humanos, assim como qualquer outra área dentro da empresa, também tem necessidade de gerenciar seus projetos. Curiosamente as áreas de recursos humanos nas empresas são as que tem um dos mais baixos níveis de maturidade em gerenciamento de projetos. Existem exceções é lógico. Mas o que normalmente acontece é a área de recurso não usar adequadamente o gerenciamento de projetos como ferramenta.

7 – Terceirização da gestão de projetos

A velocidade com que as empresas necessitam se adaptar aumenta cada vez mais. Com isso é inevitável que a terceirização da gestão de projetos ocorra. Evidente que existem projetos nos quais não é possível terceirizar o gerenciamento. Mas existem projetos que nunca deveriam ser gerenciados com recursos internos que, muitas vezes, são escassos e que devem estar focados em atividades estrategicamente mais importantes.

8 – Governança corporativa mais forte

A governança corporativa veio para ficar. Não dá para confiar a gestão da empresa sem determinados balizamentos que limitam o que a diretoria executiva pode fazer. A sobrevivência a longo prazo das corporações é colocada em risco quando não há Governança Corporativa. A Petrobrás é um triste exemplo disso. Uma empresa com enorme potencial, mas que foi loteada politicamente pelo Governo Federal e que operou durante os anos recentes sem governança. Conclusão: a empresa só não quebrou ainda porque é do Governo Federal. Nas empresas privadas, comercializadas em bolsas de valores, a falta de governança é completamente inadmissível. Isso terá um reflexo nos projetos que as empresas vão desenvolver. Cada vez mais os projetos terão que ter melhores justificativas e os desvios serão cada vez menos tolerados. Isso exigirá mais dos profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos projetos.


1 Comentário

  1. Denílson Bento Brandão disse:

    Extremamente gratificante esse conteúdo e enriquecedor para nós que atuamos no mercado, cada vez tenho mais certeza que é preciso desenvolver mais o lado humano na gestão de projetos e negócios.

    Obrigado Professor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: